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Em mais uma missão internacional, a Comitiva visitou no dia 11 de agosto, o Terminal da CONTECAR, em Cartagena.
Para a continuação do projeto de intercâmbio de informações sobre Segurança Portuária da CESPORTOS/SC, a Comitiva visitou o Terminal da CONTECAR em Cartagena, na Colômbia. A chamada Visita Técnica tem por objetivo buscar o nivelamento dos portos e terminais catarinenses com os melhores do mundo nas questões de segurança.
Durante a visita ao Terminal, a Comitiva Catarinense composta por Supervisores de Segurança Portuária, Diretores de Portos e Terminais e empresários, entre eles o Diretor da HNS Port Consulting & Security, que fornecem equipamentos e prestam serviços especializados na área de tecnologia e segurança para o setor portuário em Santa Catarina conheceram alguns procedimentos e tecnologias utilizados na instalação portuária.
De acordo com o coordenador de Segurança da CONTECAR, Juan Carlos Pinzon Ochoa, desde 1993 o Terminal tem investido muito na área de segurança, e de lá para cá foram implantados sistemas rigorosos de controle das cargas exportadas pelo Terminal, incluindo a auditoria de 100% da documentação. Todo o processo de movimentação de cargas no interior do Terminal não tem interferência humana sendo realizado por um sistema que indica a melhor posição de cada carga. Os condutores dos caminhões, por exemplo, não sabem quais as cargas estão movimentando, tendo apenas acesso à rota que irão fazer e, caso esses condutores desviem dessa rota, são abordados pela ronda motorizada que compõe a Equipe de Segurança do Terminal e submetidos a uma inspeção criteriosa.
Outra diferença percebida pela Comitiva foi na área da Segurança Patrimonial. “Aqui na Colômbia, a empresa prestadora de serviços de segurança patrimonial também deve ter uma certificação específica e ter conhecimento acerca do ISPS Code para estar capacitada para atuar na segurança portuária. Isso realmente é muito interessante”, diz Reinaldo Garcia Duarte, Coordenador da CESPORTOS/SC.
Na Colômbia, a Instituição Governamental com atribuições equivalente à CESPORTOS e CONPORTOS é a DIMAR – Dirección General Marítima, enquanto no Brasil a Segurança Portuária é coordenada por uma Comissão composta por vários órgãos governamentais - Polícia Federal, Marinha do Brasil, Receita Federal, Governo do Estado e Administrações Portuárias - na Colômbia, essa coordenação é composta pela Marinha Colombiana.
Assim como no Brasil, a Colômbia também adotou o ISPS Code como padrão para a segurança portuária, cuja sigla adotada foi o Código PBIP – Código de Protección del Buque y de las Instalações Portuárias. E igualmente como ocorre no Brasil, as Declarações de Cumprimento do ISPS tem validade de cincos anos. Mas enquanto no Brasil a renovação se dá pela auditoria realizada a cada cinco anos, na Colômbia a DIMAR realiza inspeção anual de verificação de implantação do Plano de Segurança Portuária.
Segundo o Coordenador da CESPORTOS/SC a Comitiva foi surpreendida pelo altíssimo nível do sistema de segurança do Terminal. “O Terminal tem implantado toda uma filosofia de segurança, evitando rotinas nos procedimentos e a mínima intervenção humana nos sistemas de controle, sempre com o propósito de dificultar a entrada de qualquer produto, substâncias ou artefatos que possam ameaçar a segurança da atividade portuária e do transporte marítimo internacional que passa por Cartagena”, diz Reinaldo.
Um exemplo indicado pelo Supervisor de Segurança da CONTECAR, Juan Pinzon, foi o fato dos narcotraficantes estarem buscando portos em outras localidades para tentarem fazer suas remessas de drogas diante da grande dificuldade de se fazer através desse Terminal.
Mais informações: www.cesportos-sc.org e www.editoracrie.com.br
Fonte> Revista IN Port
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